Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Números apontam queda residual em Juizados Especiais Criminais

    há 16 anos

    Um balanço estatístico dos últimos três anos dos Juizados Especiais Criminais, envolvendo processos ajuizados e julgados, aponta uma queda na quantidade residual de processos. Os resíduos se constituem na diferença entre os novos processos (ajuizados) e os encerrados (julgados).

    Para o Juiz-Auxiliar da Presidência do TJ-PI, José Vidal de Freitas Filho, essa redução é bastante significativa, pois não houve diminuição na criminalidade. "Muito se fala da morosidade da Justiça, mas estes números referentes aos resíduos processuais nos Juizados Especiais Criminais vêm provar o contrário: a Justiça tem mostrado muita agilidade no processo e julgamento desse tipo de delitos, tanto que tem julgado mais processos do que a quantidade ajuizada, diminuindo o resíduo existente", explica.

    Os processos criminais que tramitam nos Juizados Especiais Criminais são relativos a crimes de menor gravidade, cujas penas previstas cheguem a até dois anos; onde a pena privativa de liberdade é substituída por restritiva de direitos, como prestação de serviços à comunidade, ou multa.

    Movimentação de processos criminais nos Juizados da capital

    2006

    Processos ajuizados - 3.414

    Processos julgados - 3.800

    2007

    Processos ajuizados - 2.625

    Processos julgados - 4.296

    2008

    processos ajuizados - 2.150

    processos julgados - 2.407

    • Publicações2776
    • Seguidores116
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/numeros-apontam-queda-residual-em-juizados-especiais-criminais/126577

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)