Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    A importância do Servidor Público

    há 11 anos

    Hoje, 28 de outubro, comemora-se o Dia do Servidor Público, data instituída pelo Presidente Getúlio Dornelles Vargas, em 1937, com a criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil. É um registro especial que deve ser celebrado festivamente por todos os cidadãos como uma justa homenagem para reconhecer a grande importância do trabalho desses profissionais.

    Atualmente, entre os muitos temas que devem ser considerados importantes no Brasil, como acontece nos principais países desenvolvidos, o servidor público aparece também como um assunto a ser estudado e amplamente debatido, pois ele tem papel importante no desenvolvimento econômico e social, bem como, uma relação essencial com o Estado.

    Dessa forma, uma cidade, estado ou país torna-se alicerçado no esforço, dedicação e trabalho de funcionários públicos. Cidadãos que carregam em seu poder a responsabilidade de estabelecer uma ligação entre o Poder Público e a sociedade, na prestação dos serviços essenciais à população.

    São pessoas que escolheram a missão de bem desempenhar o seu mister e que se dedicam ao atendimento público nas mais diversas áreas. Nas escolas, ministram o saber e semeiam a faculdade do conhecimento. Nos hospitais, salvam vidas e mantêm acesa a chama da luta pela vida. Nas repartições administrativas, cumprem o papel que legaliza, organiza, gerencia e executa os serviços. No setor de segurança, lutam pela preservação da integridade física do cidadão e, nos tribunais de justiça, devolvem aos que os procuram o direito que lhes foi privado. Em todas as instituições públicas há sempre a sua relevante participação, confirmando a importância de seu trabalho para a sociedade.

    Mas não basta, apenas, oferecer-lhes um tributo pelos relevantes serviços que prestam. É preciso mais. É preciso valorizar o servidor público, viabilizando melhores condições de trabalho e de salário. Devemos nos lembrar de que o servidor público valorizado desempenha melhor suas funções, coroando com êxito este que é um verdadeiro processo de incentivo, fortalecimento e respeito aos trabalhadores. Porém, temos que ter a consciência de que há muito que fazer.

    À instituição pública cabe o dever de valorizar o servidor público em todas as esferas governamentais. Os funcionários merecem respeito e atenção, pois, como todo cidadão, precisam de condições dignas de trabalho.

    Aos funcionários públicos, nossos parabéns pela nobre missão que desempenham e que contribui para a grandeza do nosso Estado.

    Dinavan Fernandes Araújo

    Jornalista - DRT/PI 1603

    • Publicações2776
    • Seguidores116
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2519
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-importancia-do-servidor-publico/100150058

    Informações relacionadas

    Opinião - A valorização do servidor público

    Direito Legal
    Notíciashá 9 anos

    Principio da economicidade

    ADICIONAL DE QUALIFICAÇÃO AGORA É REALIDADE

    Jhonatas Nascimento, Estudante
    Artigoshá 3 anos

    Orientação: veja a definição de servidor público

    Gustavo de Melo Sinzinger, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Como conseguir a redução de jornada de trabalho para Servidor Público Pai de filho com Autismo e outras deficiências?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)