Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto Sistema de Interligação de Registro Civil é lançado no TJPI

    há 12 anos

    O Tribunal de Justiça do Piauí lançou nesta segunda feira, 19 de dezembro, o projeto Sistema de Interligação do Registro Civil. O novo sistema tem por objetivo desenvolver, gerenciar e manter um sistema que se constitua um instrumento facilitador do registro civil do Estado do Piauí, prestando uniformidade, padronização, agilidade, mobilidade e sustentabilidade aos serviços, valorizando a atividade do oficial do registro.

    O Presidente do TJ/PI, desembargador Edvaldo Moura, abriu a solenidade falando da satisfação de lançar um projeto que soma às conquistas do Judiciário do Piauí, além de contribuir para mais eficiência e agilidade à sociedade e constituir ferramenta gratuita aos oficiais do registro civil para organização de um banco de dados de nascimento, óbito e casamento.

    Em seguida, o Presidente passou a palavra ao Juiz Max Paulo, que explicou como será o funcionamento do sistema e a disponibilidade. Nossa preocupação, nesse primeiro momento, é ampliar todo o sistema e torná-lo disponível no maior número de locais possíveis, além de motivar os cartórios para participar do projeto. Dr. Max Paulo foi nomeado Juiz auxiliar da Vara dos Registros Públicos, para coordenar o sistema de interligação do Registro Civil.

    Através da interligação entre cartórios e maternidades será possível a emissão de registro de nascimento nos estabelecimentos de saúde antes da mãe receber a alta hospitalar. Com o projeto, o Poder Judiciário do Piauí visa contribuir para a modernização do sistema de emissão de Registro Civil existente no estado, firmando um compromisso com o Governo Federal e Conselho Nacional de Justiça pela erradicação do sub registro civil de nascimento.

    Estiveram ainda presentes à apresentação do projeto, a Juíza titular da Vara dos Registros Públicos, Dra. Celina Freitas, o Secretário de Assistência Social e Cidadania, Dr. Francisco Guedes, além de donos e funcionários de cartórios e diretores de maternidades.

    • Publicações2776
    • Seguidores116
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-sistema-de-interligacao-de-registro-civil-e-lancado-no-tjpi/2973723

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)