Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ homenageia figuras de destaque da sociedade com Colar do Mérito

    há 13 anos

    Figuras representativas da sociedade civil, meio jurídico e da política prestigiaram no início da noite deste sábado, 1º de outubro, a cerimônia de entrega de colares e diplomas do Mérito Judiciário, ainda dentro das comemorações dos 120 anos do TJ-PI.

    Abrindo a sessão, o presidente da Casa, Desembargador Edvaldo Pereira de Moura, traçou histórico abrangente das raízes e fundações do Judiciário estadual, trazendo as dificuldades e glórias que pontuaram esta história aos dias atuais, onde a luta pelo fim da desigualdade social se faz urgente e ponto passivo de luta diária da Justiça. Compondo a mesa presidida por Edvaldo Moura, a Corregedora Geral, desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves do Nascimento Pinheiro, o Governador Wilson Martins, o Senador João Vicente Claudino, o Sub Procurador da República João Francisco Sobrinho, o Procurador de Justiça Alípio Santana (representando a Procuradora Geral Zélia Saraiva Lima), o Prefeito Elmano Ferrer, o Conselheiro do CNJ Jorge Hélio Chaves de Oliveira, o Desembargador Federal Carlos Augusto Pires Brandão, a Juíza Federal Taís Ferraz, o Procurador Geral de Estado Kildere Rone de Carvalho Sousa, a Vice Presidente do Tribunal de Contas do Estado Valtânia Nogueira Alvarenga (representando o Presidente Kennedy Barros), a Defensora Geral do Estado Norma Machado Dantas, o Presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Edvaldo Marques, o Presidente da OAB-PI Sigifroi Moreno, o Diretor de Administração e Logística da Polícia Federal, Marcos Antonio Farias, o Juiz Auxiliar do TJ-MG Paulo de Tarso Tamburini Sousa e o Presidente da Associação dos Magistrados do Piauí-AMAPI José Airton de Medeiros.

    O terceiro decano do Colegiado de Desembargadores do TJ-PI, Desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar discursou exaltando e enumerando os avanços alcançados pela Justiça no âmbito social, sem deixar de citar as inovações tecnológicas como ferramenta importante na melhoria da sua qualidade de serviço.

    O Diretor Regional da Empresa de Correios e Telégrafos, Osmar Teixeira de Moura, fez, juntamente com o Desembargador Presidente e a Corregedora Geral de Justiça, Eulália Maria Ribeiro Gonçalves do Nascimento Pinheiro, o lançamento simbólico de um selo e carimbo comemorativos pelos 120 anos do Judiciário piauiense. O carimbo com a epigrafe do selo ficará um mês estampando as correspondências enviadas pela agência central de Teresina, três meses na agência central do Rio de Janeiro, depois segue para o museu da ECT em Brasília, onde passará a fazer parte do acervo em exposição permanente.

    Criado em 1994 para homenagear personalidades que tenham prestado serviços relevantes ao Judiciário, o Colar do Mérito Judiciário foi entregue ao Governador Wilson Martins; à Deputada Estadual Juliana Moraes Souza; ao Diretor de Administração e Logística da Polícia Federal, Marcos Antônio Farias; ao Procurador Geral do Estado, Kildere Rone de Carvalho Souza; ao Procurador do Estado, Paulo Ivan da Silva Santos; advogado Norberto Campelo; ao Reitor da Universidade Estadual do Piauí-UESPI, Carlos Alberto Pereira da Silva; ao Secretário Estadual de Fazenda, Silvano Alencar; ao Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí, Sigifroi Moreno; à Juíza Federal Taís Ferraz; ao Juiz Auxiliar do TJ-MG, Paulo Tamburini; ao Conselheiro do CNJ, Jorge Hélio Chaves de Oliveira; ao Sub Procurador Geral da República, João Francisco Sobrinho; ao Senador João Vicente Claudino; ao Prefeito de Teresina, Elmano Ferrer; ao Conselheiro do TCE, Abelardo Pio Vilanova e Silva e à Defensora Pública Geral Norma Brandão de Lavenére Machado Dantas. Os homenageados também receberam diplomas.

    Falando em nome dos agraciados, o conselheiro Hélio Chaves de Oliveira repassou os currículos dos outros homenageados, ressaltando a pluralidade e diversidade dos nomes escolhidos, demonstrando assim a penetração do Judiciário nas diversas esferas da sociedade brasileira, sempre em busca de parcerias que complementem a melhoria de seus serviços.

    Fechando os discursos da noite, o governador Wilson Martins falou da importância histórica do Judiciário estadual, sempre presente de forma decisiva nos momentos políticos e sociais do Piauí. A cerimônia teve encerramento a cargo do coral Vox Justitia, cantando o Hino do TJ-PI.

    Galeria de imagens

    • Publicações2776
    • Seguidores116
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-homenageia-figuras-de-destaque-da-sociedade-com-colar-do-merito/2854778

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)