Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente do TJ-PI abre Semana Nacional de Conciliação e destaca eficiência

    há 9 anos

    O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho, participou na manhã desta segunda-feira (24/11), da abertura da 9ª edição da Semana Nacional de Conciliação, que acontece em todo o país até o dia 28 de novembro.

    Na oportunidade, o chefe do Poder Judiciário do Piauí recebeu a imprensa e falou sobre a importância deste evento para o Judiciário e para a sociedade. Ele esteve acompanhado do Corregedor Geral de Justiça, Desembargador Sebastião Ribeiro Martins; do presidente do TRE-PI, desembargador Edvaldo Moura; e dos juízes auxiliares da presidência, Paulo Roberto de Araújo Barros; e da Corregedoria, José Airton Medeiros.

    Este advento da Conciliação tem o propósito de solucionar os conflitos da sociedade, que não sejam por meio da judicialização. Para a Semana foram marcadas 656 audiências de processos com possibilidade de acordos. Além destas audiências, também devem acontecer outras 150 audiências por dia nos nove Juizados Especiais, o que resultam em mais 1.350 audiências. E este ano com um diferencial no TJ-PI, que é a realização das audiências sem a presença de processos físicos. Por meio do Sistema de Conciliação de Conflitos (SCC), criado pelo setor de TI do tribunal, os conciliadores vão importar todos os dados dos processos e ter acesso a todas as informações, facilitando o trabalho, destacou o presidente Desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho.

    Para o presidente do TJ-PI, a Semana Nacional de Conciliação tem se mostrado um mecanismo muito eficiente no Judiciário e que pode vir a expandir. Hoje temos uma semana, mas quem sabe nos próximos anos não tenhamos duas, ou três, afirmou o presidente.

    De acordo com o juiz auxiliar da Presidência e Coordenador da Semana Nacional de Conciliação no Piauí, Paulo Roberto, o evento tem como objetivo trazer uma cultura de paz à sociedade.

    A Semana pretende solucionar os problemas, restabelecer a cultura da comunicação, da paz. O país tem que acabar com esta fascinação pela judicialização de tudo. A Semana tem este propósito, reestabelecer e normalizar os canais de comunicação, frisa o magistrado.

    A SEMANA

    A Semana Nacional da Conciliação, campanha de mobilização organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde todos os Tribunais do país participam. Para a realização da Semana, os tribunais fazem a triagem dos processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito.

    Conciliar é a maneira mais fácil e ágil de solucionar conflitos, além de promover a pacificação social, o respeito entre as partes, resulta também na celeridade da Justiça, desafogando a demanda de processos nas Varas.

    Nos anos anteriores, a Semana Nacional de Conciliação já resolveu R$ 6 bilhões e, conflitos processuais em todo o Brasil.

    • Publicações2776
    • Seguidores116
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-tj-pi-abre-semana-nacional-de-conciliacao-e-destaca-eficiencia/153075153

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)