Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CEJUSCI dissemina a cultura de justiça e paz nas escolas

    há 9 anos

    O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSCI, coordenado pelo juiz Manoel de Souza Dourado, dentro de sua rotina de articulação interinstitucional, participou nos dias 14, 19 e 20 de novembro de eventos promovidos por instituições acadêmicas e do ensino médio que objetivam a disseminação da cultura de paz e da política de solução de conflitos instituída pela Resolução nº 125/2010, do CNJ, coordenada no Estado pelo NUPEMEC/TJPI, que é presidido pelo juiz Paulo Roberto de Araújo Barros. No dia 14.11, a convite da FATEP/FAESPI a Assistente Social Maria Lila Castro Lopes de Carvalho, proferiu palestra com o tema "Mediação: instrumento de cidadania ou válvula de escape do Judiciário?no congresso acadêmico daquela faculdade, em mesa que contou também com a participação da Professora MSC da UNIFOR/Ce, Emanuele Chaves.

    No dia 19.11, a servidora que integra a assessoria técnica do NUPEMEC e responde pela coordenação do programa" Justiça Presente "iniciativa do CEJUSCI, e inovadora parceria entre TJPI, TRE, TRT, Justiça Federal e Município de Teresina, participou da tarde temática promovida pelo programa de cidadania do TRE/PI no PREMEM Norte, falando para uma centenas de alunos do ensino médio sobre cidadania e juventude. Na ocasião, também proferiram palestras sobre suas esferas de atuação representante da OAB/PI, do IBAMA, da UESPI e APIPA.

    Na tarde de 20.11, a participação se deu na Faculdade Maurício de Nassau, com palestra sobre" Modalidades Autocompositivas - a experiência do CEJUSCI ".

    Segundo Carlos Márcio, professor do curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau - FMN, a temática da autocomposição e das políticas judiciárias de cidadania tem despertado o interesse dos alunos, alguns deles escolhendo por exemplo a mediação como tema de seus trabalhos de conclusão de curso. Roberta Marques Silva, Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da FMN, mencionou que as palestras proferidas estimularam a proposição da criação de um grupo de estudo e pesquisa sobre as modalidades autocompositivas, o que pretende encaminhar.

    • Publicações2776
    • Seguidores116
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cejusci-dissemina-a-cultura-de-justica-e-paz-nas-escolas/152861946

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)