Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ-PI amplia divulgação das práticas de Mediação e Conciliação

    há 10 anos

    O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) e a Faculdade Adelmar Rosado (FAR), firmaram na manhã desta segunda-feira (22/09), Termo de Convênio, para a realização de um Curso de Extensão na faculdade sobre Mediação e Conciliação.

    Para o presidente do TJ-PI, desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho, com o convênio, o tribunal concretiza a Resolução 125, que prevê a divulgação na sociedade das políticas públicas alusivas ao processo de Mediação e Conciliação.

    Estamos fazendo por meio das faculdades e esta parceria tem este objetivo, que é expandir as ações de Mediação, Conciliação e Pesquisa. A faculdade vai fazer um curso de extensão sobre a matéria e vai usar os monitores do tribunal. O foco é criar na sociedade um interesse maior por este modelo de solução de conflitos, diminuindo a judicialização do Judiciário estadual, pontuou o presidente do TJ-PI, desembargador Raimundo Eufrásio.

    Participaram da reunião, além do presidente do TJ-PI, desembargador Raimundo Eufrásio; os juízes auxiliares Paulo Roberto e Melissa Pessoa; a juíza Lígia Sampaio; e os integrantes da diretoria da FAR, Lomanto Rosado (Diretor); Liziane Rosado (Diretora Acadêmica); Rosângela Sousa (Coordenadora do Núcleo de Pesquisas) e Jesus Rosado (Secretário Acadêmico).

    O CONVÊNIO

    Para a faculdade FAR, fica o compromisso de participar, como instituição educacional, do processo de disseminação da cultura da paz, proporcionando aos discentes cursos teóricos de métodos alternativos de solução de conflitos; disponibilizar, na sede da faculdade, espaço físico, instalações, equipamentos, mobiliário e material de consumo indispensável à consecução dos cursos de que tratem o item anterior; facilitar o acesso aos trabalhos conciliatórios e a participação conjunta de alunos da faculdade que estejam em condições de realizar o estágio; colaborar com os trabalhos e contribuir com recursos tecnológicos, para respaldar o processo de conciliação; disponibilizar servidores para trabalharem junto ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSCI), contribuindo para a operacionalização do Centro, e supervisionando o estágio dos alunos; e certificar a participação dos alunos nos cursos, bem como nas atividades por eles empreendidas.

    Para o TJ, fica a obrigação de indicar, por meio do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos (NUPEMEC-PI), instrutores e supervisores, inscritos no referido Núcleo, para ministrarem os cursos e acompanharem os estágios. Também caberá ao TJ-PI prestar apoio e orientação técnica à FAR, no que diz respeito ao desempenho das atividades da cultura de paz, inclusive, através da realização de palestras e treinamentos para os docentes e discentes da Instituição; bem como oportunizar a atuação de alunos da FAR, concludentes das fases teóricas dos cursos de técnicas alternativas de solução de disputas, objeto do presente contrato, nas atividades do CEJUSCI.

    VEJA AS IMAGENS DA REUNIAO

    • Publicações2776
    • Seguidores116
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações548
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-pi-amplia-divulgacao-das-praticas-de-mediacao-e-conciliacao/140710661

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)