Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Posse do Conselho da Comunidade de Teresina

    há 12 anos

    A Desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves Nascimento Pinheiro, Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, presidiu hoje, 03/09, às 11 horas, no Plenário do TJ, a solenidade de posse do Conselho da Comunidade de Teresina.

    O Conselho da Comunidade é órgão da Execução Penal, criado pela Lei nº 7.210/84, configurando a participação da sociedade no sistema de execução das penas aplicadas a réus em processo criminal, tendo as atribuições de visitar, pelo menos uma vez por mês, os estabelecimentos penais existentes no município de Teresina, a Colônia Agrícola Major César Oliveira e o Hospital Penitenciário Válter Alencar, do município de Altos; entrevistar presos; apresentar relatórios mensais ao Juiz da 2ª Vara Criminal de Teresina e ao Conselho Penitenciário; e, diligenciar a obtenção de recursos materiais e humanos para melhor assistência ao preso ou internado, em harmonia com a direção dos estabelecimentos penais.

    O Conselho da Comunidade de Teresina é vinculado à 2ª Vara Criminal da Capital e seus membros foram nomeados, para mandato de dois anos, pelo juiz José Vidal de Freitas Filho, competente para as execuções penais em Teresina.

    Compõem o Conselho as seguintes pessoas:

    Viviane Pinheiro Pires Setúbal Defensora Pública;

    Socorro de Maria de Carvalho do Rego Barros Advogada;

    Agenor Franklin de Oliveira Filho - Advogado;

    Sandra Maria Leite de Oliveira Assistente Social;

    Maria da Conceição Bezerra Tenório - Empresária;

    João Paulo Carvalho e Silva Padre da da Arquidiocese de Teresina;

    Márcio Allan Cavalcante Moreira Advogado, membro da Pastoral Carcerária;

    José Antonio da Silva integrante de Associação de Bairro; e,

    Francisco Ribeiro de Carvalho membro da Maçonaria.

    A área de atribuições do Conselho da Comunidade compreende o município de Teresina, a Colônia Agrícola Major César Oliveira e o Hospital Penitenciário Válter Alencar, do município de Altos.

    Segundo a desembargadora Eulália, a posse dos membros do Conselho da Comunidade no Plenário do Tribunal de Justiça foi uma demonstração da atenção e do cuidado que o Judiciário Piauiense têm para com o sistema carcerário e a execução das penas impostas pela Justiça, buscando o cumprimento integral do ordenamento jurídico, a humanização dos estabelecimentos penais e, em especial, a reinserção dos apenados na sociedade, contribuindo para a paz e a segurança sociais.

    • Publicações2776
    • Seguidores116
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/posse-do-conselho-da-comunidade-de-teresina/100049354

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)